A rinoplastia é uma cirurgia plástica que busca fazer correções estéticas, reparadoras ou funcionais no nariz. Geralmente, é procurada por quem busca melhorar a aparência, deixando o rosto mais harmônico.

Além disso, a cirurgia também é indicada para pacientes com dificuldades de respiração por conta do desvio de septo. Mas você sabe quando a rinoplastia é contraindicada?

Realizar sonhos e trazer qualidade de vida aos pacientes é o nosso objetivo enquanto cirurgião. Mas ainda assim, é nosso dever orientar quando a realização do procedimento não é a decisão mais acertada.

Veja 3 casos em que a rinoplastia é contraindicada:

1 – Paciente com problema de saúde não controlados

Se não controlados alguns problemas de saúde podem interferir diretamente na realização da cirurgia ou mesmo se agravar com o procedimento. Por isso, antes da rinoplastia, assim como em outras cirurgias, são avaliados vários detalhes, como os indicadores de anemia, por exemplo.

Além disso, são feitos exames cardiovasculares que incluem Raio X, eletrocardiograma, ecocardiograma e testes de esteira. Eles mostram se o coração consegue resistir a um procedimento cirúrgico que inclui anestesia geral. Dessa forma, os resultados podem dizer se a rinoplastia é contraindicada.

2 – Pacientes com necessidade de preparo psicológico

Do mesmo modo, é preciso analisar as condições psicológicas, fazendo uma avaliação do estado de saúde geral do paciente. Há casos, por exemplo, em que o paciente apresenta sinais de distorção de imagem e busca por uma perfeição inexistente.

Nesse sentido, além de perspicácia, é preciso muita responsabilidade do cirurgião para atender esse paciente. Afinal, será mesmo que ele precisa de uma cirurgia plástica corretiva? O “defeito” seria real? Ou o objetivo que ele quer alcançar é possível?

3 – Crianças ou adolescentes ainda em fase de crescimento

Ainda assim, existem critérios que definem a real necessidade da correção. E estão relacionados à proporção das estruturas faciais. Dessa forma, a rinoplastia é contraindicada para menores de 16 anos. Isso porque os ossos da face ainda não atingiram as medidas totais.

No entanto, em casos raros de grandes deformidades, a rinoplastia pode ser realizada mediante acompanhamento a longo prazo.

Além disso, o paciente que deseja fazer uma rinoplastia deve estar 100% certo de sua decisão e consciente do procedimento. Procure ter todas as informações não só sobre a cirurgia como também sobre o pós-operatório da rinoplastia. É sempre importante conversar bastante com o seu médico e alinhar as expectativas.

Quer saber mais? Entre em contato e agende um horário!

Acompanhe as dicas do Dr. Pedro Fragoso também no Instagram!