Conheça as diversas opções de cirurgia de nariz e entenda quando cada uma é indicada
A rinoplastia, procedimento popularmente conhecido como cirurgia de nariz, oferece a oportunidade de transformar diversos aspectos faciais, seja por questões estéticas ou funcionais ou mesmo os dois casos. Isso porque a estética facial ganha destaque com procedimentos customizados, que oferecem a oportunidade de harmonizar características e corrigir questões funcionais.
Descubra as possibilidades transformadoras da cirurgia de nariz, também conhecida como rinoplastia, como funciona cada tipo e em que casos cada uma é indicada.
Tipos de cirurgia de nariz
Rinoplastia estética: É a cirurgia mais conhecida e realizada para melhorar a aparência do nariz. Pode envolver a correção de características como o tamanho, formato e projeção da ponta nasal, proporcionando resultados esteticamente agradáveis e harmônicos.
Septoplastia: Indicada para corrigir desvios no septo nasal, a septoplastia visa melhorar a respiração e aliviar sintomas como obstrução nasal. É frequentemente combinada com a rinoplastia estética para otimizar tanto a função quanto a estética nasal, sendo o procedimento chamado de rinoseptoplastia.
Alectomia: É uma técnica específica para diminuir as asas nasais. Indicada em casos de nariz largo, a cirurgia requer precisão e delicadeza para modelar as paredes laterais da pirâmide nasal. É uma opção eficaz para quem busca corrigir a largura excessiva e obter uma harmonia facial.
Rinoplastia funcional: Voltada para melhorar a função respiratória, a rinoplastia funcional aborda questões como a obstrução nasal crônica. Pode ser combinada com outros procedimentos estéticos para garantir resultados abrangentes.
Rinoplastia secundária: Também é chamada de rinoplastia de revisão ou de correção, é a cirurgia que busca corrigir características que não foram alteradas ou que surgiram como consequência de uma primeira rinoplastia. Pode ser feita para corrigir tanto questões estéticas, como funcionais, mas exige ainda mais cuidado por parte do cirurgião, por se tratar de uma estrutura que já foi alterada.
Rinoplastia étnica: Busca harmonizar as proporções do nariz com os traços étnicos do paciente. É uma forma de trazer equilíbrio estético sem descaracterizar sua identidade. É comum em pacientes que buscam corrigir um nariz de ponta caída , por exemplo. Existem técnicas que buscam corrigir essas insatisfações, mas ao mesmo tempo preservar o caráter harmônico da face.
Rinoplastia pós-traumática: Também conhecida como rinoplastia reconstrutiva, essa cirurgia é feita em pacientes que sofreram algum tipo de trauma facial que impactou o formato ou funcionalidade do nariz. Geralmente, é um procedimento que necessita de enxertos de cartilagem ou mesmo pele do próprio paciente. O objetivo é melhorar a aparência, mas principalmente recuperar a função respiratória.
Indicações
Como se vê, cada tipo de cirurgia de nariz tem suas indicações específicas. Por isso, é imprescindível uma conversa esclarecedora com o médico cirurgião para que, além de avaliar cuidadosamente o paciente, ela possa alinhar as expectativas com as possibilidades cirúrgicas. Somente após essa consulta será possível determinar o procedimento mais adequado, levando em consideração as características faciais, expectativas individuais e necessidades funcionais de cada pessoa.
Se tem a intenção de fazer a cirurgia de nariz em Goiânia, procure o cirurgião facial e otorrinolaringologista Pedro Fragoso. Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, a rinoplastia está entre as cirurgias mais realizadas pelo médico em Goiânia.
Entre em contato e agende uma consulta.
Acompanhe as dicas do Dr. Pedro Fragoso também no Instagram!
Comentários