A realização do procedimento será avaliada pelo médico e, em alguns casos, a rinoplastia não é recomendada

O desejo de ter um nariz perfeito nem sempre está de acordo com as condições do paciente para realizar a rinoplastia. Nesses casos, o médico precisa avaliar bem as contraindicações para rinoplastia e poderá cancelar ou adiar o procedimento cirúrgico.

Primeiramente, alguns critérios fisiológicos devem ser avaliados, além das condições psicológicas do paciente. Como em qualquer cirurgia, a rinoplastia só é realizada após exames pré-operatórios que avaliam o estado de saúde geral do paciente.

O risco cirúrgico engloba uma série de testagens e, a depender do resultado, o médico pode cancelar ou adiar o procedimento.

Avaliações para identificar contraindicações para rinoplastia

São avaliados vários itens para avaliar se há contraindicações para rinoplastia, entre eles os níveis de hemoglobina, hematócrito, ferritina, entre outros indicadores de anemia, por exemplo.

O próprio cirurgião avaliará a necessidade de um tratamento apropriado, incluindo terapia nutricional até que os níveis estejam normais e o paciente tenha condições de realizar a rinoplastia.

Também são feitos exames cardiovasculares que incluem Raio X, eletrocardiograma, ecocardiograma e testes de esteira. Eles mostram se o coração consegue resistir a um procedimento cirúrgico que inclui anestesia geral.

Os resultados também podem ser impedimentos de qualquer cirurgia, até que se corrija o problema.

Vale lembrar que muitas doenças do coração são assintomáticas e detectadas apenas com exames clínicos, laboratoriais ou de imagens, como as cardiopatias congênitas, que são deformidades que nascem com o indivíduo, mas não se manifestam.

Cirurgia com segurança

Ao decidir pela rinoplastia, o paciente também deve compreender que existem critérios que definem a real necessidade da correção e eles são relacionados à proporção das estruturas faciais. Por isso, a idade recomendada é acima dos 16 anos, quando os ossos da face já atingiram as medidas totais.

A rinoplastia tem como objetivo corrigir a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima do paciente.

Por isso, a condição psicológica de quem vai ser submetido ao procedimento também deve ser avaliada. A saúde mental tem impacto crucial em como a pessoa se enxerga e como encara o resultado da cirurgia plástica e está na lista de contraindicações para rinoplastia.

As expectativas do paciente devem estar muito bem alinhadas junto ao seu médico.

Acompanhe mais notícias sobre rinoplastia e cirurgias faciais!

Siga as dicas do Dr. Pedro Fragoso também no Instagram!