Buscando otimizar o tempo de recuperação, cada vez mais os pacientes procuram as cirurgias faciais combinadas. A ideia é fazer dois ou mais procedimentos em uma mesma operação, evitando que o paciente passe por outra internação e tenha que reorganizar a sua rotina para uma nova recuperação em diferentes períodos.
É o caso, por exemplo, de quem pretende fazer uma harmonização facial. Geralmente, um projeto de harmonização facial é comandando por uma equipe médica composta por vários profissionais.
A ideia é melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto, como queixo, testa, nariz, lábios e bochecha. Dessa forma, é preciso fazer várias cirurgias faciais combinadas de acordo com o objetivo de cada paciente.
Em um procedimento chamado de full face, o paciente opera toda a face. Assim, de uma só vez é feita a frontoplastia, blefaroplastia, ritidoplastia e rinoplastia associado com preenchimento de gordura.
Outra combinação bem comum é a rinoseptoplastia, que é a união da rinoplastia, que trata a questão estética, com a septoplastia, que trata a questão funcional do nariz.
Vantagens das cirurgias faciais combinadas
- Menor custo;
- Período único de recuperação e afastamento das atividades sociais e trabalho;
- Uma única anestesia;
- Ganho de tempo também para consultas e exames pré-operatórios;
- Melhora do resultado final pelo efeito complementar de duas ou mais cirurgias.
Pré-requisitos
Todas as cirurgias faciais podem ser combinadas. No entanto, há um limite. O ideal é que o procedimento completo não ultrapasse 10 a 12 horas. No caso de uma rinoplastia mais complexa, que demora 6 a 7 horas, por exemplo, é melhor realizar separadamente.
Além disso, uma das condições fundamentais para a realização de procedimentos cirúrgicos é o bom estado de saúde do paciente. É importante também, se preparar bem para o pós-operatório, já que os cuidados e recomendações podem ser diferentes para cada procedimento.
Tem interesse em fazer cirurgias faciais combinadas? Marque uma consulta e vamos conversar sobre o assunto.
Acompanhe as dicas do Dr. Pedro Fragoso também no Instagram!
Trackbacks/Pingbacks