A lipoenxertia facial permite preencher rugas, suavizar linhas de expressão e dar volume no rosto usando a gordura do próprio paciente

Ao envelhecermos, a ação da gravidade fica mais óbvia e é comum termos uma queda e atrofia dos músculos, pele e gordura. Aos poucos, vamos perdendo o volume em regiões como as maçãs do rosto, o pescoço e a mandíbula, deixando o rosto com claros sinais de envelhecimento. Uma das técnicas de rejuvenescimento para esses casos é a lipoenxertia facial.

Também conhecida como face lipofilling ou enxerto de gordura, o procedimento permite preencher rugas, suavizar linhas de expressão ou dar volume em algumas regiões do rosto usando a gordura do próprio paciente.

Embora comum no processo de envelhecimento, a deficiência de gordura também pode ser uma característica genética ou mesmo resultado de uma perda de peso acentuada. Por outro lado, a técnica da lipoenxertia não é recomendado para tratar flacidez de pele.

Como é feita a cirurgia

De maneira geral, a lipoenxertia facial é um procedimento cirúrgico relativamente simples e de rápida recuperação. O cirurgião retira o tecido adiposo de uma área pré-definida (geralmente abdômen, quadris ou coxas).

Esse material passa por um tratamento e então é administrado na área desejada do rosto. Geralmente, é indicada para o preenchimento de rugas faciais, como o “bigode chinês”, marca que se forma entre o nariz e a boca.

Também é possível aplicar a gordura nas maçãs do rosto e nos lábios, ajudando a recuperar o volume. Em caso de olheira ou perda de gordura em torno dos olhos, também é possível usar a técnica da lipoenxertia. Outra área onde a gordura costuma ser utilizada é no queixo, para desenhar o contorno do rosto, buscando maior harmonia dos traços.

Vantagens da lipoenxertia facial

Uma das maiores vantagens da lipoenxertia facial é que o procedimento não traz desequilíbrio ao organismo, uma vez que os tecidos enxertados fazem parte do próprio corpo. Além disso, o paciente não corre o risco de apresentar qualquer reação alérgica.

Outra vantagem é o fato de que entre 30 e 50% do volume implantado é reabsorvido pelo organismo e o restante é permanente. Ou seja, a lipoenxertia tem duração muito maior do que o preenchimento com ácido hialurônico. O procedimento também costuma apresentar resultados mais naturais, uma vez que a gordura se espalha com maior facilidade.

Marque uma consulta e esclareça todas as suas dúvidas sobre a lipoenxertia.

Acompanhe Dr. Pedro Fragoso também no Instagram!