Fez uma cirurgia no nariz, mas não está satisfeito? É possível fazer uma rinoplastia secundária. Entenda como

O sucesso de uma rinoplastia depende de muitos fatores, como a experiência do cirurgião, um bom pós-operatório e, principalmente do alinhamento de expectativas entre o paciente e o médico. Mas ainda assim pode acontecer do paciente não ficar satisfeito com o resultado. Nesses casos, é possível fazer uma rinoplastia secundária para corrigir tanto questões estéticas, como funcionais. No entanto, é importante compreender o motivo da insatisfação para avaliar se realmente é possível fazer melhorias.

Em alguns casos, trata-se apenas de uma ansiedade comum, já que pode demorar até um ano para se ter um resultado definitivo com a rinoplastia. Conversar bem com seu médico de confiança ajuda a entender tudo isso. Caso decidam pela rinoplastia secundária, é recomendado esperar um ano para realizar o procedimento. Isso porque o edema que não regrediu antes de um ano pode estar camuflando outros futuros defeitos. No entanto, em alguns casos, é possível fazer pequenos retoques antes desse período.

Principais motivos de insatisfação após a rinoplastia

Alterações no dorso nasal

O dorso nasal é a parte composta por osso, cartilagem e o septo. Geralmente essas alterações podem ser pequenas assimetrias, uma giba residual, absorção ou deslocamento de enxerto, ou ainda entortamento do enxerto cartilaginoso.

Ponta nasal

Outro motivo de insatisfação é com a assimetria da ponta do nariz. As vezes a ponta fica sem definição, caída ou muito marcada, com retração tecidual intensa. Também há casos em que o nariz fica mais arrebitado do que o paciente gostaria.

Narinas assimétricas

Diferença de tamanho e/ou formato entre uma narina e outra. Geralmente, o paciente percebe um lado mais aberto ou maior.

Dificuldade respiratória

No pós-operatório imediato, é comum o paciente sentir dificuldade para respirar por conta do inchaço na parte interna do nariz. Mas há casos em que a redução da área nasal pode proporcionar dificuldades para respirar mesmo a longo prazo. 

Lembrando que pequenas correções podem ser feitas com um retoque, que é um procedimento cirúrgico rápido e relativamente simples. No entanto, em alguns casos, é preciso fazer a rinoplastia secundária, com modificação de toda estrutura nasal. Geralmente esses casos exigem ainda mais habilidade e conhecimento por parte do cirurgião.

Além da intensa fibrose, comum no processo de cicatrização, existe também toda a modificação das estruturas nasais. Muitas vezes o cirurgião precisa ser um verdadeiro artesão para fazer esse trabalho. Lembrando que aquele nariz idealizado pode não ser uma possibilidade por diversos fatores limitantes. Entender isso é fundamental para evitar uma série de cirurgias que não agregam benefícios reais e que se tornam fonte de frustração.

Está insatisfeito? Uma boa conversa é o ponta pé para a solução.


Marque uma consulta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a rinoplastia.

Acompanhe Dr. Pedro Fragoso também no Instagram!