Veja quais são as causas e as opções (naturais ou cirúrgicas) para se corrigir a tão temida orelha de abano
A orelha de abano, também conhecida como orelha proeminente, é uma característica que muitas pessoas desejam corrigir. Ao mesmo tempo que as orelhas têm extrema importância no sistema auditivo, elas também podem ter grande participação na autoestima da pessoa. Quando proeminentes, elas são motivo de bullying desde a infância até a vida adulta. Veja quais são as causas e as opções para se corrigir a tão temida orelha de abano.
O que causa a orelha de abano?
A orelha de abano é frequentemente causada por uma combinação de fatores genéticos e estruturais. A cartilagem da orelha pode não dobrar ou se curvar da maneira usual, fazendo com que a orelha se projete mais para fora do que o desejado. Essa característica pode ser passada de geração para geração e ocorre independentemente de outros aspectos da saúde.
É possível corrigir a orelha de abano de maneira natural ou só com cirurgia?
Não existem métodos naturais comprovados para corrigir permanentemente a orelha de abano. A estrutura da cartilagem da orelha é determinada geneticamente e não pode ser alterada por meio de exercícios, massagens ou outros tratamentos caseiros. Enquanto algumas técnicas não invasivas podem temporariamente minimizar a aparência da orelha proeminente, elas não oferecem uma solução permanente.
Por outro lado, o problema pode ser resolvido com a otoplastia, uma cirurgia plástica corretiva que reposiciona as orelhas mais próximas da cabeça. Durante o procedimento, o cirurgião faz pequenas incisões na parte de trás da orelha para remodelar a cartilagem, criando uma curvatura mais natural. Esta cirurgia é altamente eficaz e oferece resultados permanentes.
O procedimento também pode corrigir outros aspectos das orelhas como má formação, assimetria da forma ou ausência dos sulcos do pavilhão auricular. Assim como alterações provocadas por acidentes, piercings e cirurgias prévias. Dessa forma, a otoplastia é considerada uma cirurgia tanto reparadora como estética. Já que ela corrige um defeito ao mesmo tempo que busca a harmonia de forma, volume e posição.
Qual a idade ideal para correção?
A otoplastia pode ser realizada em crianças a partir dos seis anos de idade, quando a estrutura da orelha está praticamente desenvolvida. Corrigir a orelha de abano em uma idade mais jovem pode ajudar a prevenir problemas de autoestima e constrangimento durante a infância e a adolescência, já que é nessa fase dos 6 anos que a criança começa a ter uma maior convivência com outras.
De todo modo, a cirurgia é uma opção totalmente viável para adultos que desejam melhorar a aparência de suas orelhas e não tiveram essa chance durante a infância. Se você está considerando a correção da orelha de abano, o Dr. Pedro Fragoso é um cirurgião otorrinolaringologista e crânio facial altamente qualificado, com experiência em procedimentos estéticos e reparadores das orelhas e que atua em Goiânia.
Entre em contato e agende uma consulta para que ele possa avaliar suas necessidades individuais e explicar em detalhes o procedimento, garantindo que você esteja bem informado antes de tomar uma decisão.
Comentários