O preenchimento facial pode ser feito com ácido hialurônico ou com a própria gordura do paciente. Entenda como funciona cada técnica e as diferenças básicas
Um dos procedimentos mais utilizados quando o assunto é estética, o preenchimento facial ajuda a suavizar rugas, linhas de expressão e também dar volume a algumas regiões, como as maçãs do rosto.
Em síntese, a técnica do preenchimento consiste em injetar na pele substâncias biocompatíveis para promover a restruturação, correção e garantir um aspecto mais jovem e natural.
O preenchimento facial pode ser feito com ácido hialurônico ou com a lipoenxertia, que usa a própria gordura do paciente. Mas antes de decidir qual a melhor opção de tratamento estético facial, você precisa entender como cada um funciona e quais são as diferenças básicas.
Preenchimento facial com ácido hialurônico
Já o ácido hialurônico é mais utilizado para preenchimentos localizados onde há perda acentuada, marcas e linhas de expressão, como o ângulo da mandíbula e o canto da boca.
Desse modo, o ácido hialurônico é mais eficiente para aumentar o volume e a definição do contorno, por exemplo, dos lábios. Também costuma ser indicado para reverter os efeitos do cansaço da idade.
O ácido hialurônico é uma substância que já existe no nosso corpo e é responsável principalmente por hidratar a pele, garantindo uma aparência mais saudável.
Assim como o botox, o procedimento não é cirúrgico e também não tem resultados definitivos. Geralmente o efeito dura até um ano, período que o ácido vai sendo absorvido pelo organismo.
Preenchimento facial com lipoenxertia
Já a lipoenxertia facial tem o mesmo propósito de preenchimento, mas com uma duração maior. Nessa técnica, o cirurgião facial usa a própria gordura do paciente para dar volume a região desejada. O resultado é prolongado, pois o organismo absorve uma parte do volume implantado e o restante é permanente.
Também conhecida como lipofiling facial, a técnica permite preencher rugas, suavizar linhas de expressão e dar volume no rosto. É um procedimento cirúrgico relativamente simples e de rápida recuperação. O tecido adiposo é retirado pelo cirurgião de uma área pré-definida, geralmente abdômen, quadris ou coxas.
Esse material passa por um tratamento e então é administrado na área desejada do rosto. A técnica é indicada para o preenchimento de rugas faciais, maçãs do rosto, “bigode chinês”, lábios, olheira e até mesmo o queixo para desenhar o contorno do rosto.
Qual a melhor técnica de preenchimento facial?
Para definir a melhor técnica para o seu caso, é preciso uma análise minuciosa e muita conversa com o seu médico para que ele entenda exatamente o que te incomoda e possa dizer o tratamento mais indicado.
Além disso, no caso do preenchimento facial com ácido hialurônico, embora sejam procedimentos seguros, é sempre importante procurar um bom profissional e se certificar da procedência dos produtos usados.
Entre em contato e agende um horário!
Acompanhe mais sobre procedimentos e cirurgias faciais no Instagram do Dr. Pedro Fragoso!
Comentários