A correção do nariz torto é feita com rinoplastia, alinhando todas as estruturas nasais na linha média da face, o que proporciona simetria ao rosto
Motivo de desconforto e baixa autoestima, um nariz torto influencia diretamente na aparência, causando uma desarmonia facial. Por outro lado, a característica também pode comprometer a função nasal, provocando problemas respiratórios.
Isso porque a entrada do ar pode ser prejudicada por conta do grau da tortuosidade. O desvio de septo, por exemplo, pode ocorrer nessas situações e limitar a respiração do paciente.
Causas do nariz torto
A característica pode ser um problema congênito ou consequência de traumas sofridos na infância ou na fase adulta. Por outro lado, o nariz torto também pode surgir como consequência do consumo de drogas por via nasal. As substâncias fragilizam as estruturas internas do nariz deixando pendente para um dos lados.
Assim como outras imperfeições estéticas no nariz, essa também pode ser corrigida com a rinoplastia. No entanto, o procedimento específico para correção do nariz torto é mais complexo e exige expertise do cirurgião.
Isso porque está relacionado à memória da estrutura nasal. Caso não seja reforçada corretamente, essa estrutura tende a retornar à posição antiga.
Como é feita a correção?
A rinoplastiapara correção do nariz torto geralmente é feita pela técnica aberta. Esse método proporciona ao cirurgião facial maior visualização de toda a estruturação nasal, osso, cartilagem e septo.
Além disso, o procedimento é aliado a septoplastia. Ou seja, é feita a rinoseptoplastia, buscando a melhoria tanto da questão estética, como da função nasal.
A correção do nariz torto alinha todas as estruturas nasais na linha média da face, o que proporciona simetria ao rosto. Dessa forma, é feito um reposicionamento dos ossos, septo e cartilagens nasais.
Além disso, em alguns casos é necessário fazer a osteotomia, uma fratura cirúrgica controlada para corrigir as deformidades. Na maioria das vezes, também é necessário usar a técnica de rotação de ponta, porque dependendo de onde o desvio está, ao consertá-lo, a ponta sofre alteração.
Entre em contato e saiba mais sobre a rinoplastia para correção do nariz
Comentários