Otoplastia é a cirurgia plástica corretiva que reposiciona as orelhas mais próximas da cabeça – para corrigir problemas e melhorar autoestima

A temida “orelha de abano” é o grande trauma de muitos pacientes. Ao mesmo tempo que as orelhas têm extrema importância no sistema auditivo, elas também podem ter grande participação na autoestima da pessoa.

Quando proeminentes, elas são motivo de bullying desde a infância até a vida adulta. O problema, no entanto, pode ser resolvido com a otoplastia. A cirurgia plástica corretiva reposiciona as orelhas mais próximas da cabeça.

O procedimento também pode corrigir outros aspectos das orelhas como má formação, assimetria da forma ou ausência dos sulcos do pavilhão auricular. Pode parecer besteira, mas até mesmo a falta daquelas dobrinhas da orelha podem comprometer o direcionamento da onda sonora.

Por outro lado, a macrotia, que é aquela deformidade congênita da orelha, caracterizada por aumento nas suas dimensões, também pode ser corrigida pela otoplastia.

Assim como alterações provocadas por acidentes, piercings e cirurgias prévias. Dessa forma, a otoplastia é considerada uma cirurgia tanto reparadora como estética. Já que que ela corrige um defeito ao mesmo tempo que busca a harmonia de forma, volume e posição.

Qual a idade mínima para a cirurgia de orelha de abano?

Muito procurada também por crianças e adolescentes, a otoplastia pode ser feita a partir dos seis anos. Nessa idade, as orelhas já chegaram a quase 100% do tamanho final e a cirurgia não atrapalha o processo de crescimento geral.

É também nessa fase que a criança começa a ter uma maior convivência com outras e passa a se incomodar com as orelhas proeminentes.

Resultados da otoplastia

A cirurgia corretiva dura poucas horas e o paciente recebe alta no mesmo dia. Por dois ou três dias, ele permanece com o curativo, que é retirado no consultório.

Ao retirar esse curativo que sustenta o novo formato da orelha, o resultado é imediato e visível. A cicatriz fica imperceptível, escondida na parte posterior das orelhas, perto das suas dobras naturais.

Tem vontade de corrigir as orelhas, mas ainda tem muitas dúvidas? Marque uma consulta e vamos conversar sobre o assunto.

Veja mais notícias sobre cirurgias faciais realizadas por Dr. Pedro Fragoso!

Acompanhe Pedro Fragoso também no Instagram!