Geralmente, pacientes que apresentam projeção ou retração na maxila podem sentir uma diferença no sorriso. Entenda porque isso acontece

Uma queixa muito comum dos pacientes após a cirurgia de rinoplastia, é a sensação de que o sorriso está travando, como se tivesse se tornado mais difícil sorrir. Eles questionam se a rinoplastia muda o sorriso. Isso acontece porque existe uma ligação forte, inclusive anatômica, entre o nosso nariz e a boca. Além disso, como consequência natural do procedimento cirúrgico, há um inchaço que também pode dar a sensação de dificuldade ao sorrir.

Isso é comum e acontece devido à manipulação da área próxima ao músculo da boca. O incômodo, no entanto, é passageiro e pode ser amenizado com massagens. Por outro lado, a sensação pode ser maior ou menor dependendo da projeção e retração da maxila, que é a região da arcada dentária superior. Mas será que uma rinoplastia muda o sorriso do paciente de maneira definitiva?

Sim, a mudança definitiva pode ocorrer, mas como consequência prevista da cirurgia. Ao sorrir, movimentamos dezenas de músculos do rosto e essa relação entre lábios e nariz é um dos pontos avaliados ainda nas análises pré-operatórias com o cirurgião. Ou seja, mais que nunca, é preciso alinhar as expectativas e possibilidades com o seu médico, caso não queira que a rinoplastia mude o sorriso.

A alteração não é uma regra


Embora a sensação de lábios travados, apesar de temporária, seja comum para a maioria dos pacientes, a alteração definitiva do sorriso não é uma regra e acontece com uma parcela pequena de pacientes que se submetem à rinoplastia. Por outro lado, a rinoplastia pode ser feita justamente para levar harmonia àquele sorriso alterado por uma ponta nasal caída, por exemplo.

Nos casos em que é feito um enxerto no nariz, a cirurgia acaba por valorizar o sorriso, sendo um benefício a mais do procedimento. Isso acontece porque a ponta do nariz é projetada e a região passa a ficar mais visível.

Acompanhe o Dr. Pedro Fragoso também no Instagram!

Saiba tudo sobre a rinoplastia