A rinoplastia é uma cirurgia plástica que busca correções diversas no nariz, podendo ser o objetivo estético, reparador ou funcional

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que busca correções diversas no nariz, podendo ser o objetivo estético, reparador ou funcional

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que busca remodelar a estrutura nasal, tanto óssea, quanto a parte cartilaginosa.

É procurada geralmente por quem quer melhorar a aparência e a proporção do nariz, deixando o rosto mais harmônico, mas também ajuda aqueles com dificuldades de respiração.

De toda forma, seja qual for a intenção do paciente, a cirurgia de rinoplastia é feita com atenção aos dois pontos.

Mudanças no nariz

Isso porque o nariz é um dos atributos mais notáveis de uma pessoa e, não à toa, tem um efeito importante na aparência em geral. Por outro lado, ele também exerce uma função de extrema importância, ao permitir a passagem de ar, fazendo o controle da umidade, temperatura e pureza antes de chegar até os pulmões.

Por isso, mesmo que a intenção do paciente seja exclusivamente estética, a rinoplastia tem uma abordagem funcional integrada.

Justamente devido a essa importância funcional e ainda à delicadeza da estrutura do nariz, a rinoplastia é considerada uma das cirurgias mais complexas e elaboradas pelos cirurgiões da face.

No entanto, apesar de ser um procedimento tecnicamente desafiador para o cirurgião, na tarefa de criar um nariz que harmonize com as características pessoais do paciente, a recuperação costuma ser rápida.

Tipos de rinoplastia

Existem duas formas de se realizar a cirurgia em relação à via de acesso: o método aberto e o fechado.

Rinoplastia aberta

Geralmente é feita quando a mudança estrutural é grande e precisa de maior estruturação e definição da ponta nasal. A técnica também é mais comumente usada quando trata-se da segunda operação no nariz. Ela permite realizar o acesso “full open”, fundamental na rinoplastia ultrassônica.

Rinoplastia fechada

Esse método é adotado em casos de pequenas mudanças. Exemplo: um nariz que já tem uma boa estrutura de cartilagem e a ponta definida, sendo a correção apenas da giba nasal.

Quando é indicada

A rinoplastia é indicada para quem busca correções diversas no nariz, podendo ser com objetivos estético, reparador ou funcional.

É recomendado que esse paciente esteja em boas condições físicas e psicológicas e com expectativas realistas sobre o procedimento. Dessa forma, o pré-operatório deve começar com uma análise clínica e avaliação da proporção da face e nariz.

Por conta das mudanças que propicia, a rinoplastia pode impactar a autoestima do paciente, melhorando a aparência e a autoconfiança.

O procedimento geralmente é contraindicado para pacientes com menos de 15 anos, já que nessa idade o desenvolvimento facial ainda está em andamento.

Marque uma consulta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a rinoplastia.

Acompanhe Dr. Pedro Fragoso também no Instagram!