Para definir o mais adequado para seu caso, é preciso ter em mente o objetivo e entender a diferença entre rinoplastia e rinomodelação
Embora ambos busquem melhorias no nariz, trata-se de dois procedimentos bem distintos. Para fazer um resumo, a principal diferença entre rinoplastia e rinomodelação é que a primeira é definitiva e a segunda tem resultado temporário.
Além disso, a rinoplastia tem função não apenas estética, como também funcional, enquanto a rinomodelação faz correções sutis apenas na aparência do nariz.
Rinoplastia
A rinoplastia é uma cirurgia plástica que busca correções diversas no nariz, podendo ser o objetivo estético, reparador ou funcional. Além disso, mesmo na correção da aparência, as possibilidades são maiores, se comparadas à rinomodelação.
Isso porque com a rinoplastia é possível aumentar ou diminuir o nariz, diminuir as asas nasais, melhorar a projeção do dorso nasal, diminuir a giba ou dar projeção à ponta.
Mesmo quem busca a cirurgia para alterar apenas o formato do nariz, muitas vezes acaba experimentando melhoras também na função respiratória.
De qualquer forma, a rinoplastia pode buscar a dupla correção (estética e funcional), tratando o desvio de septo ou mesmo a hipertrofia de cornetos, conhecida popularmente como carne esponjosa. O resultado da rinoplastia é progressivo e pode ser visto de forma definitiva após 12 meses.
Rinomodelação
Já a rinomodelação é um procedimento pouco invasivo e não cirúrgico que consegue fazer correções apenas estéticas e em algumas estruturas do nariz.
Geralmente, a técnica utilizada é o preenchimento com ácido hialurônico, podendo corrigir, por exemplo, desníveis na giba nasal e assimetrias no formato do nariz. É um procedimento para correções mais simples e os resultados duram em média 12 meses.
Outra grande diferença entre rinoplastia e rinomodelação é com relação ao tempo do resultado. Na rinomodelação, os resultados podem ser observados logo após o procedimento. Mas a nova aparência só fica realmente completa após 4 semanas, quando o inchaço desaparece.
Embora seja um procedimento mais simples, rápido e feito apenas com anestesia local, só deve ser feito por profissional devidamente habilitado, com amplo domínio das estruturas faciais.
Qual a mais indicada?
Para definir qual o procedimento mais adequado para o seu caso, é preciso ter em mente qual seria o seu objetivo e entender as diferenças entre rinoplastia e rinomodelação.
Logo depois, você vai definir junto com o seu médico cirurgião o procedimento mais recomendado para você de acordo com suas características, expectativas, medos e limitações.
Marque uma consulta e vamos conversar melhor sobre esses procedimentos.
Acompanhe as dicas do Dr. Pedro Fragoso também no instagram!
Trackbacks/Pingbacks