A turbinectomia é uma cirurgia de redução dos cornetos nasais e geralmente é associada à septoplastia, fazendo também a correção do desvio de septo. Ao fazer a combinação entre duas cirurgias faciais, o paciente ganha tempo e economiza no preço final dos procedimentos.

O que é turbinectomia?


A turbinectomia é uma cirurgia que busca solucionar a dificuldade de respiração nas pessoas que apresentam hipertrofia dos cornetos nasais. Assim, quando o tratamento com medicação não resolve, a cirurgia é indicada.

Os cornetos ou conchas nasais são estruturas da cavidade do nariz que servem para abrir espaço para a circulação do ar, filtrando e aquecendo o ar inspirado. No entanto, problemas como rinite e sinusite crônicas podem provocar o aumento dos cornetos.

Essa dilatação deixa a respiração mais difícil e a cirurgia pode ser a solução. O procedimento consiste na remoção parcial dos cornetos inferiores ou médios, promovendo aumento da passagem de ar pelo nariz.

A turbinectomia é feita por cirurgião facial e é considerado um procedimento relativamente simples.

A avaliação é feita pelo cirurgião, levando em consideração o risco de uma nova hipertrofia. Mas em geral, é uma cirurgia rápida e na maioria dos casos o paciente é liberado no mesmo dia.

Septoplastia e turbinectomia


Caso o paciente apresente também um desvio de septo, há a opção de fazer a septoplastia e a turbinectomia em um mesmo procedimento. Dessa forma, é feita também a correção da deformidade, centralizando o septo nasal.

Entre os benefícios da septoplastia e turbinectomia estão a melhora do sono, do desempenho esportivo e, é claro, da respiração.

Lembrando que a turbinectomia e nem mesmo a septoplastia não afinam o nariz ou fazem qualquer alteração na parte estética. Dessa forma, se além da função nasal, você deseja fazer alterações na aparência do nariz, pode combinar a rinoseptoplastia https://pedrofragoso.med.br/rinoseptoplastia/ com a turbinectomia.

Agende um horário e vamos conversar!

Acompanhe dicas do Dr. Pedro Fragoso também no Instagram!