A decisão sobre o melhor tratamento para olheira deve ser tomada em conjunto com o seu médico. Entenda os diferentes tipos

Nem sempre uma boa noite de sono e a maquiagem intensa são suficientes para disfarçar as olheiras. Além do escurecimento da área abaixo dos olhos, o problema ainda pode ser acompanhado da flacidez e perda de gordura, aumentando a aparência cansada. Veja as opções de tratamento para olheira e como funciona cada procedimento.

Tipos de olheira

Antes de mais nada, é preciso identificar o tipo de olheira para determinar quais os tratamentos mais indicados. Em resumo, existem dois tipos: as vasculares e as melânicas.
 
O primeiro tipo é causado pelo excesso de retenção de líquido, acúmulo de hemoglobina e má circulação sanguínea. Já as olheiras melânicas são provocadas pelo excesso de melanina ao redor dos olhos, fatores hormonais ou ainda exposição ao sol.
 
Além disso, a perda de peso e uma rotina com hábitos nada saudáveis também podem contribuir para a aparência da região. O fator genético, no entanto, costuma ser o mais comum e começa a ser percebido após os 30 anos, com o envelhecimento da pele.

Tipos de tratamento para olheira

Preenchimento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico também pode ser usado no tratamento para olheira. A substância é indicada para os casos de pacientes que tem desníveis na região, pois preenche a depressão da pele deixada pela falta de gordura. Além disso, a substância deixa a pele mais hidratada e menos rugosa, dando um aspecto mais saudável à região. Por outro lado, o preenchimento tem resultado temporário, que pode variar de 6 a 12 meses.

Lipoenxertia

Conhecido como enxerto de gordura, o procedimento também faz o preenchimento do sulcos faciais, ajudando a dar volume e suavizar algumas linhas de expressão.

Só que nesse caso, é usada a própria gordura do paciente, diminuindo os riscos de reação. Outra vantagem é que tem duração maior, já que o organismo absorve apenas 30% a 50% do volume implantado e o restante é permanente.

Blefaroplastia

Já a blefaroplastia é uma cirurgia para remoção de bolsas de gordura e excesso de pele das pálpebras, mas que ocasionalmente pode também corrigir as olheiras. Isso acontece nos casos em que as olheiras são causadas pela sombra feita pelo excesso de pele ou bolsa de gordura ao redor dos olhos.

Lifting Facial

Também conhecido como ritidoplastia, o lifting facial busca melhorar alguns sinais do processo de envelhecimento, tratando aspectos como perda de volume facial. É uma cirurgia extremamente individual e personalizada.
 
De qualquer forma, a decisão sobre o melhor tratamento para olheira deve ser tomada em conjunto com o seu cirurgião.

Entre em contato e agende um horário!

Acompanhe mais sobre procedimentos e cirurgias faciais no Instagram do Dr. Pedro Fragoso!