Veja alguns dos procedimentos que podem ser feitos para proporcionar a harmonização facial

A harmonização facial não se trata de uma cirurgia específica, mas sim do resultado que se busca a partir de um ou mais procedimentos. As técnicas utilizadas podem ser cirúrgicas ou não, dependendo do que o paciente deseja. Mas no geral, o objetivo principal é dar um aspecto mais proporcional ao rosto.

Geralmente, um projeto de harmonização facial é comandando por uma equipe médica composta por vários profissionais. A ideia é melhorar o equilíbrio entre determinadas regiões do rosto, como queixo, testa, nariz, lábios e bochecha.

Dessa forma, os procedimentos promovem o alinhamento e correção de alguns ângulos da face. Veja alguns dos procedimentos que podem ser feitos para proporcionar a harmonização facial.

Preenchimento facial

Geralmente o preenchimento facial é feito com ácido hialurônico, uma substância que já existe no nosso corpo e é responsável principalmente por hidratar a pele, garantindo uma aparência mais saudável. Além de suavizar alguns sinais, o ácido hialurônico pode preencher as maçãs do rosto, queixo ou lábios, por exemplo, para uma harmonização natural. O procedimento não é cirúrgico e também não tem resultados definitivos. Geralmente o efeito dura até um ano.

Lipoexertia Facial

Já a lipoenxertia facial tem o mesmo propósito de preenchimento, mas com uma duração maior. Nessa técnica, o cirurgião facial usa a própria gordura do paciente para dar volume a região desejada. O resultado é prolongado, pois o organismo absorve uma parte do volume implantado e o restante é permanente.

Lifiting facial

Outra cirurgia plástica que pode ser feita com o objetivo de dar volume a algumas regiões do rosto é o Lifting Facial. O contorno do rosto e do pescoço podem ser remodelados com a cirurgia conhecida também como ritidoplastia. Geralmente, requer uma maior programação, pois é um procedimento muito personalizado.

Bichectomia

Geralmente, a bichectomia é a solução buscada para afinar o rosto. Consiste na retirada parcial de duas bolsas de gordura que ficam na bochecha. Com a remoção, o volume das bochechas é reduzido e o contorno do rosto fica mais fino e alongado.

Frontoplastia

Além de erguer a sobrancelha e eliminar o aspecto de olhar cansado, a frontoplastia também pode diminuir o tamanho da testa, ajudando no processo de harmonização facial. O objetivo principal da frontoplastia é abrir o olhar do paciente, corrigindo as imperfeições e deixando o rosto mais harmonioso.

Rinoplastia

Um dos procedimentos mais procurados, a rinoplastia é uma cirurgia que busca remodelar a estrutura nasal, tanto óssea, quanto a parte cartilaginosa. É procurada geralmente por quem quer melhorar a aparência e a proporção do nariz, deixando o rosto mais harmônico, mas também ajuda aqueles com dificuldades de respiração.

Cirurgia Ortognática

Já a cirurgia ortognática é um tratamento que busca a correção de deformidades nos ossos da face e nos dentes. O objetivo é restabelecer o equilíbrio anatômico do rosto, reposicionando os ossos da maxila e da mandíbula. É uma solução, por exemplo, para o caso de Sorriso Gengival (colocar o link do texto que ainda vai ser publicado).

Mentoplastia

Também conhecida por cirurgia plástica do queixo, a mentoplastia é um procedimento que visa modificar o formato do mento. Embora a cirurgia não seja apenas para fins estéticos, mas também funcional, passou a ser mais procurada por ser importante para a harmonização facial. A mentoplastia pode aumentar, reduzir ou remodelar o queixo, buscando melhorar o contorno do rosto.


Entre em contato e agende um horário!

Acompanhe mais sobre procedimentos e cirurgias faciais no Instagram do Dr. Pedro Fragoso!